Pensão de Família na Polinésia Francesa

Na Polinésia Francesa, existem muitas “pensions de famille” – como chamamos aqui, pensões de família, – são tipo pousadas, ou cama e café (bed and breakfast) formadas por casinhas de sapê ou bangalôs, aconchegantes com clima muito familiar e atendimento bem personalizado. São simples (sem luxo) mas são mais típicas, mais fieis à cultura polinésia e com mais personalidade do que a maioria dos hotéis porque são geralmente os próprios donos da pensão que cuidam de você. A maioria das pensões servem as refeições em áreas comuns, geralmente no tradicional “Fare Pote” (tipo de sala de jantar/terraço ao ar livre), então há muita interação não só com os locais, mas com pessoas de outros países também. O ambiente é convivial e acolhedor.

Como as tarifas dos quartos e das refeições são mais convidativas, você fica mais tempo passeando pela Polinésia Francesa e aproveita fazendo mais atividades.

Para ver um exemplo de pacote com pensões de família no roteiro, clique aqui.

No Tahiti

FARE SUISSE

No Tahiti, para estadias curtas (de até 2 noites no máximo), recomendo o FARE SUISSE. O custo benefício para um pernoite e/ou DAY USE por exemplo, é melhor, na minha opinião.

O FARE SUISSE é uma pousada/pensão simples, limpa, acolhedora com camas de casal com colchões aconchegantes justamente para as pessoas que só estão na ilha do Tahiti para uma ou 2 noites para conhecer Papeete e /ou dar a volta a ilha. Cada quarto conta com ar condiciado e banheiro próprio com água quente (digo ‘com água quente’ porque existem pensões de família que não oferecem água quente para tomar banho).

A pousada fica no centro de Papeete a menos de 10 minutos do aeroporto. Os traslados de ida e volta para 2 adultos estão incluídos na tarifa da diária o que torna a opção muito interessante.

A diária também inclui café da manhã continental com chá, café, bolos caseiros, pão de “uru” (fruta da “árvore de pão”, como chamamos aqui – especialidade local), etc. servido na área comum da pousada onde terão acesso ao WIFI gratuito. Recomendo o Fare Suisse como opção simpática para baratear um pouco o preço da viagem.

Pessoalmente acho o FARE SUISSE muito mais confortável e aconchegante (e mais em conta) do que o hotel em frente ao aeroporto, onde a maioria das pessoas ficam para uma noite, porque não sabem que o Fare Suisse também é uma boa opção.

Como o FARE SUISSE não dispõe de muitos quartos, recomendo reservar vários meses antes da viagem porque fica lotado muito rápido dependendo da época do ano.

Para aproveitar ao máximo a localização do FARE SUISSE, perto do centro de Papeete, recomendo pegar um voo inter ilha (ou Ferry para Moorea) depois do meio dia. Assim terão tempo para passear no centro, visitar o mercado municipal de Papeete, lugar incontornável na ilha do Tahiti para conhecer os produtos mais típicos da Polinésia Francesa. Vai ser o melhor lugar para comprar lembranças: pérolas negras, baunilha, pareôs, ‘monoi’ (azeite de coco muito cheiroso que usamos como bronzeador e também para passar no cabelo ou fazer massagem), artesanias, etc…
O FARE SUISSE também fica a umas 2 quadras do supermercado Champion Paofai.

Dica: Para o início da estadia acho muito prático poder comprar lanchinhos, vinho, cerveja, protetor solar e repelente (se não trouxeram do Brasil). Especialmente se vão para Moorea de barco no dia seguinte porque aí não há limite de peso para suas bagagens pegando o ferry (mala com várias garrafas de vinhos e cerveja fica pesada bem rápido!). De avião, na Air Tahiti (para os voos inter-ilhas) cada passageiro tem direito a uma mala de 23 quilos e uma bagagem de mão de 5 quilos.

Em Moorea

HOTEL HIBISCUS


Na ilha de Moorea, recomendo o Moorea Hotel Hibiscus. Sei que não é pensão de família! Oficialmente, é um hotel 2 estrelas, mas sua relação custo-benefício é tão interessante que se compara com os preços de uma pensão de família em Moorea.

O Hotel Hibiscus é um hotel simples, mas charmoso localizado perto de um mercadinho, lojas e restaurantes acessíveis à pé ou de bicicleta (que se podem alugar no hotel). Muito prático para abastecer a geladeira do quarto (ou bangalô) com água, suco, refrigerante, cerveja, lanches, etc.

Também fica perto do Intercontinental Moorea Resort (4 estrelas) onde recomendo assistir ao espetáculo de música e danças típicas polinésias nas sextas-feiras (o melhor na ilha de Moorea) e nas segundas-feiras.

O hotel conta com um edifício de um andar com quartos e suítes (com ar condicionado), localizado perto da piscina (a qual é pequena, mas adequada para o tamanho e categoria do hotel), e um restaurante na beira da lagoa com vista espetacular do pôr do sol.

O hotel também fica perto de 2 “motus” (pequenas ilhas) acessíveis por caiaque.

Além dos quartos e suítes, as acomodações incluem bangalôs charmosos e confortáveis no meio de um grande jardim tropical com belos coqueiros. Todos os quartos e bangalôs contam com uma kitchenette (muito útil) e banheiro com agua quente.

Os únicos bangalôs com ar condicionado são os Bangalôs Superiores, os mais recentes, com uma vista invejável para a lagoa do conforto do seu terraço. Os Bangalôs Jardim têm ventiladores de teto e um terraço também.

O pessoal do hotel é muito cordial e solícito.

O restaurante Le Sunset, localizado na beira da praia serve comida típica taitiana, francesa e italiana, de estilo familiar/caseiro, muito boa. A vista para a lagoa, especialmente na hora do pôr do sol é lindíssima!

Para passeios pela lagoa, o hotel oferece o aluguel de caiaques. A localização é perfeita para fazer snorkeling com uma quantidade e variedade de peixes incríveis.

A Wifi é gratuita no hotel.

PENSION VAIHERE


A Pension Vaihere, é uma pensão de família muito charmosa, localizada na bahia de Opunohu, ideal para férias tranquilas e relaxantes longe das zonas mais turísticas de Moorea. Tem somente um “snack” (tipo de restaurante bem pequeno que serve comida caseira local) por perto.

A Pension Vaihere dispõe de 4 bangalôs típicos polinésios de madeira, bambu e pandanus construídos no meio de um jardim tropical na beira da lagoa.

O uso dos caiaques, bicicletas e equipamento para snorkeling é gratuito. A localização da pensão é perfeita para fazer snorkeling com uma quantidade e variedade muito grande de peixes.

Os bangalôs contam com um quarto simples, de 16 m², com um mosquiteiro em volta da cama de casal, uma pequena geladeira e ventilador de teto (sem ar condicionado), um banheiro (de 8 m², com água quente), e um terraço de 8 m².

As refeições, preparadas pelos próprios donos, são servidas no “Fare Pote” (tipo de sala/terraço ao ar livre) da recepção/bangalô principal.

O proprietário, Philippe, é mergulhador e oferece passeios de mergulho seja qual for seu nível de experiência.

Pessoalmente, acho mais interessante ficar no Hotel Hisbiscus pela relação custo-benefício e localização próxima às lojas, mercadinho e restaurantes. Aliás dependendo das datas da viagem, o hotel fica até mais barato. A experiência não é a mesma, é verdade, já que em hotel é muito menos personalizado. Mas, pessoalmente escolheria ter essa experiência em outra ilha.

PENSION FARE AUTE

Outra opção mais em conta em Moorea, é a Pension Fare Aute. A pensão é mais simples do que a Pension Vaihere, ideal para quem o luxo não é tão importante quanto a interação com as pessoas locais, os banhos de sol e mar, as atividades náuticas, e a natureza e ar livre em geral. O lugar é perfeito para desfrutar da beleza e tranquilidade da paisagem, o som das ondas batendo no recife de coral, etc.

A pensão conta com 2 Bangalôs Praia e 5 Bangalôs Jardim todos com banheiro com água quente, mosquiteiro e ventilador de teto, kitchenette e terraço. As camas têm lençóis, mas a pensão não dispõe de toalhas.

Os proprietários da pensão, Patrice e Elodie, são muito gentis e prestativos.

A praia particular de areia branca da pensão é pequena, mas linda. A pensão disponibiliza o uso de uma canoa taitiana, caiaques e equipamento para snorkeling. Entre agosto e outubro, é possível ter a sorte de ver golfinhos e baleias onde o mar e a lagoa se encontram.

Em Bora Bora

CHEZ ALICE ET RAPHAEL

Em Bora Bora, para mim, a melhor pensão na beira do mar é a Pension Alice et Raphael. Veja o post sobre ela porque mereceu sua propria página! 🙂

VILLAGE TEMANUATA

Outra opção simpática e prática por sua localização perto de mercadinhos, restaurantes e hotéis e da praia de Matirapraia mais linda na ilha principal de Bora Bora– é a Village Temanuata.
A pensão de família, está dividida entre 2 propriedades: uma em frente à praia de Matira, perfeito para ver o pôr do sol, e a outra com sua praia particular, perfeita para ver o nascer do sol!

Os 15 bangalôs, típicos polinésios, -alguns na praia, outros no jardim tropical– são simples, mas charmosos e confortáveis e contam com uma geladeira, ventilador, banheiro e terraço. Os 2 Bangalôs Família (com mezzanine) e os 4 Bangalôs Família Superiores (mais recentes) são os únicos bangalôs com kitchenette.

Os proprietários, Jacques e Martine, são prestativos e gentis. Porém, como a pensão tem muitos bangalôs, o serviço é muito menos personalizado do que na Pensão Alice et Raphael onde são somente 2 bangalôs.

Recomendo os Bangalôs Praia com jardim e terraço privativo, especialmente na época mais quente entre novembro e março, porque você sente mais aquele ventinho gostoso vindo da lagoa. Como os bangalôs não têm ar condicionado, faz uma bela diferença. São um pouco mais caros que os Bangalôs Jardim, mas vale a pena pagar um pouco mais quando faz muito calor. Além disso, a vista para a lagoa dos Bangalôs Praia é linda demais!

Para as refeições, especialmente o café da manhã e almoço, recomendo fazer umas compras no mercadinho ao lado da pensão e comer no terraço do seu bangalô. A experiência é muito relaxante e simpática. A pensão também propõe uma cestinha com pães, manteiga, chá e café (não incluído na diária).

Para o jantar, existem vários restaurantes perto da Village Temanuata. Mas o restaurante em destaque para mim é o Le St James (alta gastronomia, francesa e local). Restaurante de primeira, com excelente comida, para uma noite inesquecível. É só reservar que o restaurante agenda o traslado gratuito de ida e volta. Recomendo pedir uma mesa com vista pro pôr do sol, um super espetáculo lá do restaurante.

Em Rangiroa

TE VAHINE DREAM

Em Rangiroa, a melhor pensão de família é a Te Vahine Dream. Tanto o serviço como as refeições, a vista, os bangalôs e os proprietários, são maravilhosos!

Dica: na ilha de Rangiroa, não tem praia de areia branca fina. A “areia” é feita de corais quebrados, então é muito importante levar uma sapatilha de praia para não machucar os pés. Também recomendo levar sua própria máscara e snorkel porque as vezes os dos hotéis e pensões estão arranhados e nem sempre muito limpos (para colocar na boca).

Os bangalôs da Te Vahine Dream são os mais românticos de Rangiroa. Aliás a própria pensão é uma das mais bonitas da Polinésia Francesa. A recomendo especialmente para viagens à dois.

A pensão dispõe de 2 Bangalôs Praia e 2 Bangalôs Jardim com Piscina Particular.

Para qualquer dúvida, pergunta, informação, fico à sua disposição.

Lua de MelAniversário de CasamentoMergulhoSonho Meu/NossoOutro

Comments

  1. Avatar

    Marcelo Marcos Responder

    Parabéns pelo blog e suas dicas imperdíveis !!!! Obrigado !!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.