Mergulho na Polinésia Francesa

4 R
Mergulho Rangiroa
Época do Ano para o Mergulho na Polinesia Francesa

Primeiramente, em relação ao mergulho, não existe época ruim para viajar para a Polinésia Francesa.

Os meses que podem ser menos agradáveis porque mais chuvosos, são dezembro, janeiro e fevereiro.
Em termos de temperatura, em março, a agua é bem morna (em torno de 27/28° no mar). Portanto, a experiência do mergulho é muito agradável e pode durar mais tempo.

Na Polinésia Francesa, o nível 1, nível básico (e PADI openwater) pode mergulhar até 29m de profundidade.

Em termos de locais, diferentes áreas na Polinésia Francesa oferecem diferentes espetáculos marinhos em função da época do ano.

Por exemplo, em janeiro/fevereiro, é a época dos grandes tubarões martelo em Rangiroa. Em junho, no estreito sul do atol de Fakarava, é a época de reprodução das “loches marbrées” (em francês- garoupas em português?). De julho a outubro é a época das baleias-jubartes em toda a Polinésia Francesa e dos tubarões tigres no Tahiti. Em novembro, em Fakarava, a reprodução das “perches pagaies” (em francês – não achei o nome da espécie de peixe em português). Há muitos outros animais marinhos para descobrir durante o ano todo, mas estes são os mais conhecidos.

Em cada uma dessas ilhas, também verão centenas de peixes tropicais, moreias, nudibrânquios, toda espécie de corais, tartarugas, tubarões galha-preta, arraias, em mais raras ocasiões tubarões-baleias, etc.

63899_530852360290019_986095192_n

Mergulho em Bora Bora

Em Bora Bora, o ano todo, há tubarões-limão, tubarões-albafar, tubarões-galha-preta, arraias manta, arraias pintadas. Infelizmente, os corais não estão muito bem de saúde em Bora Bora (no Tahiti e Moorea também não), mas ainda existem lindas áreas, como a área das arraias manta, onde a formação dos corais é em forma de rosas.

923144_550972514944670_1953101280_n

Mergulho em Moorea

O mergulho em Moorea é muito parecido ao de Bora Bora. Portanto recomendo fazer outras atividades em Moorea que não terão a oportunidade de fazer em Bora Bora -mais atividades terrestres como quadrículo, volta a ilha em 4×4, trilhas, etc. Moorea é uma ilha grande com muitas montanhas, muito verde por todos lados. Outro tipo de experiência.

HMLR Water Play

Mergulho em Tikehau (Tuamutu)

Em Tikehau, as arraias manta estão presentes o ano inteiro dentro da lagoa e na área do estreito. A claridade das aguas e beleza dos corais em Tikehau parecem de outro mundo. Também há tubarões martelo, tubarões galha preta, tubarões cinzentos dos recifes (chamados Tapete na Polinésia Francesa) e muito mais.

Snorkelling

Mergulho em Rangiroa (Tuamutu)

Em Rangiroa, meca dos mergulhadores, temos 1 em 4 chances de conhecer o famoso golfinho que os mergulhadores chamam de “Touch Me”. O golfinho “Touch Me” se aproxima bem perto dos mergulhadores e espera que o toquem. Um momento único na vida de um mergulhador. Em função da época, também há tubarões martelo, Tapete, cardumes de atuns, barracudas, etc. Existem 2 estreitos para encontros especiais com a vida marinha: o estreito de Tiputa e o estreito de Avatoru. Para mergulhar no estreito de Tiputa, onde as vezes é preciso nadar até 40 m de profundidade para observar a vida marinha, é aconselhável ser um mergulhador nível 2. Inclusive PADI openwater nível avançado, não é suficiente. O tubarão-martelo, por exemplo, é um tubarão de profundidade. Em Rangiroa, recomendo 3 mergulhos: o estreito de Tiputa, o estreito de Avatoru, e um mergulho sunset “pôr do sol”.

Como consultora de viagens localizada no Tahiti, isso é algo que posso coordenar com o centro de mergulho (Top Dive) para que agendem os passeios para vocês. O centro entrará em contato com vocês quando chegarem na ilha. A organização dos grupos se faz em função de todos os mergulhadores, níveis, preferencias de passeios, etc.

7559378464_764ed2b68f_b

Mergulho em Fakarava (Tuamutu)

Fakarava, pequeno paraíso dos Tuamutu, conta com o maior estreito na Polinésia Francesa, o estreito de Garuae, no norte da ilha. O estreito está cheio de surpresas fascinantes: tubarões-tigres, arraias manta, cardumes de peixes de todos os tamanhos, arraias pintadas, tubarões-amas, etc. E para terminar com chave de ouro, o imperdível estreito sul de Fakarava. Um passeio que um mergulhador nível 1 pode fazer se for experiente. A paisagem submarina é deslumbrante em termos de luz, de diversidade, cores, etc.…cuidado com coral-de-fogo!

O estreito sul de Fakarava, com a maior diversidade em termos de cores de corais e vida marinha, a maior emoção para um encontro espetacular com 100 a 300 tubarões-corre-costa ou tubarões Galhudos! Para um mergulhador é quase inimaginável passar por Fakarava sem passar umas 3 noites na parte sul, ter uma experiência Robinson Crusoe com mergulhos gloriosos!

Clique aqui para informações sobre os hotéis que recomendo em Rangiroa e Tikehau.





2 comentários sobre “Mergulho na Polinésia Francesa

  1. Pingback: Rangiroa e Tikehau – Melhor no Tahiti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s